quarta-feira, 13 de julho de 2011

Economia mundial, uma nova crise?



Nestes últimos dias o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama anunciou que se o país não aprovar o corte de gastos e o aumento dos impostos, pela 1ª vez na história o país deixaria de pagar suas dívidas externas, I daí? você se pergunta, então mostraremos agora quais são os riscos desta notícia,  como ela influenciaria.
Se isso realmente acontecer, uma nova crise global começará, tem a ficar pior que a última que sofremos, pois antes as economias eram muito mais fortes, já hoje as economias mais estáveis são os paises emergentes, como China, Rússia, Brasil, Índia e África do Sul, e as maiores economias como Japão, Coréia, e a União Europeia ainda estão em fase de recuperação econômica. Com tantos países tão frágeis financeiramente, seria muito catastrófica uma crise neste momento, em tempos que por enquanto são de pós crise.
E então como fica o Brasil, e Santa Catarina? O país em si ainda não seria influenciado diretamente, mas SC é um caso diferente, muito do que produzimos vai pra fora, e a maior parte dos nossos importadores são paises que ainda estão se recuperando da última crise, o que afetaria desde os setores alimentícios as indústrias dos mais variados nichos.
Em uma situação como esta, seriamos afetados com tudo, e o que talvez serviria de solução seria ir a busca de novos mercados consumidores, com economias mais estáveis, mas também não iria ser fácil, em um cenário como tal, em uma crise.
Esperamos então que os E.U.A. tomem a decisão mais coerente, por que neste história eles mesmos seriam os mais prejudicados.

(Érik Stolf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário