sábado, 1 de setembro de 2012

Roteiros turísticos de Santa Catarina


Caminho dos Príncipes
As tradições cultivadas pelos descendentes dos imigrantes europeus são uma característica marcante do Caminho dos Príncipes. Maior polo industrial de Santa Catarina, a região harmoniza progresso econômico com desenvolvimento humano e conservação da natureza e do patrimônio histórico-cultural. A Serra do Mar e seu entorno – com Mata Atlântica, córregos e cachoeiras –, a floresta de araucárias no Planalto Norte e as charmosas paisagens rurais encantam os visitantes. No litoral, a Baía Babitonga, a cidade histórica de São Francisco do Sul e as comunidades pesqueiras completam o roteiro.


Serra Catarinense
As temperaturas mais baixas do Brasil ocorrem nas montanhas da Serra Catarinense, região com altitudes próximas a 2 mil metros. Foram os fazendeiros locais que introduziram o turismo rural no Brasil, adaptando suas fazendas centenárias para receber hóspedes. Os serranos encantam com a hospitalidade calorosa, a comida farta e deliciosa e a oferta de atividades ao ar livre – como as cavalgadas –, que rapidamente sintonizam o visitante com a exuberante natureza local.
 

Caminho dos Cânions
O extremo Sul de Santa Catarina é uma grande aventura. Balneários agitados contrastam com cidades de vida simples e povo hospitaleiro. A beleza natural é exuberante. Na divisa com o Rio Grande do Sul, estão localizados os cânions dos Aparados da Serra. Os cortes abruptos nas montanhas são ícones do ecoturismo nacional e atraem turistas que buscam adrenalina em meio à magnitude da natureza. Araranguá, uma das cidades mais prósperas da região, é cortada pelo rio de mesmo nome e reúne praia, dunas e furnas. A diversidade geográfica pode ser vista por todo o Caminho dos Cânions.
 Cânion Itaimbezinho no Parque Nacional de Aparados da Serra

Grande Florianópolis
A qualidade de vida é a principal característica desta região, que alia o desenvolvimento urbano à preservação do meio ambiente. São 13 cidades – a capital, Florianópolis; São José, Palhoça, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Rancho Queimado, São Pedro de Alcântara, Angelina, Anitápolis, São Bonifácio e Antônio Carlos – que têm em comum a natureza exuberante.
A maior delas é a capital de Santa Catarina, que combina conforto e agitação de centro urbano desenvolvido com a oferta de mar, morros, dunas e bosques de Mata Atlântica em cenário encantador.
Uma vantagem é que os municípios da Grande Florianópolis ficam muito próximos entre si, o que permite explorar a região em deliciosos roteiros de um ou dois dias e descobrir vários lugares, cada um com características e atrativos próprios. Em toda a região, a herança dos açorianos convive com as tradições germânicas.

Vista aérea de Florianópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário