domingo, 22 de setembro de 2013

Chuvas em Canta Catarina

Sobe para 26 o número de cidades em SC atingidas pelas chuvas

As chuvas que atingem Santa Cataria desde a noite de sexta-feira, 20, já deixaram ao menos 2 mil pessoas desabrigadas, informou a Defesa Civil do Estado. Segundo informações do órgão divulgadas na noite deste sábado, o volume de água nos últimos dois dias foi equivalente ao esperado para todo o mês de setembro, com impacto em 26 municípios.

Cidades mais próximas do litoral sofreram com temporais, já o oeste do Estado foi afetado por granizo.
A cidade de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, está em estado de emergência, com 420 desabrigados e o nível do rio ainda está subindo.

Brusque, Blumenau e Rio do Oeste estão em estado de atenção. Em Brusque, a Defesa Civil já detectou deslizamento. A tendência é de que o Rio Itajaí-Mirim diminua o nível. Em Blumenau, o comércio foi fechado no centro da cidade preventivamente.

"Nós estamos com muitas cidades com abrigos abertos. Nesse exato momento, nossa preocupação é com as cidades do Vale do Itajaí", diz o major do Corpo de Bombeiros Aldo Batista Neto, diretor de Resposta a Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina.

Em Rio do Sul, onde há um acumulado de chuvas de 150 mm desde sexta-feira, equivalente a cerca de um mês e meio de precipitação. As famílias mais afetadas estão nas áreas ribeirinhas dos Rios Itajaí do Sul, Itajaí do Oeste e Itajaí-Açu.

Outras cidades na região do Vale do Itajaí que podem ainda decretar estado de emergência são Itajaí, Ituporanga, Tramboso Central, Aurora e Laurentino. No oeste, houve granizo em cidades como Guaraciaba, São Miguel do Oeste, Santa Terezinha do Progresso e São José do Cedro – as duas últimas solicitaram apoio logístico para cobrir casas.
A previsão é de que as chuvas em Santa Catarina continuem até esta segunda-feira, 23.

Confira algumas imagens:

Blumenau - SC
Rio do Sul - SC
Rio do Sul - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário