terça-feira, 24 de setembro de 2013

Santa Catarina está em Estado de Emergência por causa da chuva


Após as chuvas que deixaram 20 mil pessoas desalojadas em Santa Catarina no final de semana, o governador do Estado, Raimundo Colombo (DEM), assinou o decreto de emergência nesta segunda-feira, 23. Mesmo com a situação mais controlada, o decreto vai garantir o repasse de verbas federais para reparar danos estruturais em pontes e rodovias.

Colombo recebeu os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e das Relações Institucionais, Ideli Salvati. Bezerra garantiu o repasse dos recursos federais, principalmente para prevenção. “Queremos fazer de Santa Catarina uma referência nacional em prevenção de desastres.”

Segundo o secretário da Defesa Civil, Milton Hobus, 70 cidades foram prejudicadas. “Tivemos êxito muito grande na saída das pessoas antes de a água chegar”, disse Hobus. O Rio Itajaí-Açu subiu quase 11 metros acima do nível normal. O município mais prejudicado foi Rio do Sul, que teve 1,5 mil pessoas desalojadas e 671 desabrigadas.

Em Blumenau, a Defesa Civil monitorou de hora em hora o nível do rio, que atingiu o pico e voltou a baixar na madrugada desta segunda. A cidade registrou alagamentos em ruas e pessoas tiveram de ser encaminhadas a abrigos. O Itajaí-Açu estava no começo da noite de ontem a 8,7 metros. O prefeito Napoleão Bernardes também decretou estado de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário