domingo, 9 de março de 2014

Projeto de Oscar Niemeyer para a escola de teatro Bolshoi em Joinville


O arquiteto Oscar Niemeyer criou, com alegria, em 2004, um projeto belíssimo para a única franquia do Bolshoi fora da Rússia, situada em Joinville. A encomenda foi de Luiz Henrique da Silveira, que trouxe a unidade do Bolshoi quando era prefeito. O complexo de 31 mil metros quadrados, previsto para o Bairro Boa Vista, prevê um teatro (redondo), um centro de atividades com salas de aula, espaço cultural e lojas, e um prédio de 18 andares para moradia de alunos e hotel, com um mirante superior para observação da Baía da Babitonga, acesso de Joinville para o mar. O projeto, orçado em cerca de R$ 31 milhões, não foi realizado ainda por falta de investidores. Seria bom que alguns líderes viabilizassem essa obra porque o maior centro econômico de Santa Catarina merece um espaço artístico com essa qualidade, para oferecer mais lazer e opção de turismo aos seus moradores e visitantes. O terreno previsto está situado no pé do Morro Boa Vista.

“É uma obra que vale a pena ser realizada”
_ É bem diferente de tudo o que já fiz. É um projeto complexo, importante para o Brasil, não só por sua arquitetura, mas por sua finalidade e por ser voltado aos jovens. É uma obra que vale a pena ser realizada _ afirmou.

O que está previsto para o projeto:

Espaço: 31 mil metros quadrados de área construída em 500 mil metros quadrados de terreno.
Torre: 18 andares para alojamento de alunos e professores, sendo o último um mirante para a Baía da Babitonga.
Teatro: com 1.100 lugares, em forma espiral, lembra o movimento de uma pirueta.
Escola: em quadro andares, com salas de aula para dança, estúdios de música, camarins, biblioteca, enfermaria e quadra de esporte.
Espaço cultural: com memorial, cinema, cyber café, lojas, sala de exposições e convenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário