terça-feira, 13 de setembro de 2011

Enchentes em Santa Catarina


Nas ultimas semanas Santa Catarina teve  a maior enchente dos últimos 20 anos. A área mais atingida foi o alto vale do Itajaí. Muitos moradores perderam tudo, e estão ilhados ou desalojados, apesar de toda essa desgraçada o número de mortos não passa de cinco, diferente das enchentes de 2009, que morreram cerca de 130 pessoas.

Na cidade mais atingida, Rio do Sul, o fornecimento de água foi interrompido, pela agua ter se contaminado. São 45 municípios em situação de emergência e 11 cidades em estado de calamidade pública, o governo federal anunciou a liberação de 13 milhões de reais para as cidades que foram atingidas, e serão enviados ao estado 3 toneladas  de alimentos, medicamentos, roupas e produtos de higiene.
As cidades mais atingidas foram: Aurora, Agronômica, Brusque, Ituporanga, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Laurentino, Lontras e Taió. Além das várias famílias de agricultores isolados, muitas empresas estão paradas esperando as águas abaixarem para que a rotina volte ao normal, e receberão o direito de prorrogar em um mês o ICMS (Imposto de circulaçãode mercadoria), que deveria ser recolhido nessa segunda-feira.

(Ariele Efting)

Nenhum comentário:

Postar um comentário