sábado, 1 de setembro de 2012

Aspectos Geográficos de Santa Catarina


Área: 95.703.487 km²
População:  6.248.436 hab. (2010)
Gentílico: Barriga Verde - Por que os catarinenses são chamados de "barrigas-verde"?
Há controvérsias sobre a origem do apelido - o que se sabe, com certeza, é que os catarinenses o assumiram e têm orgulho de serem chamados dessa forma.
A versão mais aceita é de que teria sido inspirado em um regime militar que, no século XVIII, usava uma larga faixa verde sobre a cintura.
Capital:
Florianópolis
Números de Municípios: 293
Clima: Mesotérmico (predominante)
aspecto_geografico
aspecto_geografico

Em Santa Catarina as estações são bem definidas. No verão, o calor se aproxima dos 40°C. No inverno, o frio cai abaixo de zero e chega a nevar na Serra catarinense. Na maior parte do ano, contudo, as temperaturas são agradáveis. Permanecem quase sempre entre 13° e 25°C.
Enquanto nas demais regiões do Brasil o clima é tropical - com temperatura média acima de 18°C em todos os meses do ano -, no Sul do país o clima é subtropical, com temperatura média anual inferior a 18°C.
o tipo de clima em Santa Catarina é o subtropical úmido mesotérmico. O termo "úmido" indica que não há estação seca. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, com precipitação acima de 60mm até mesmo no mês menos chuvoso.
Já o termo "mesotérmico" indica que a temperatura de Santa Catarina está longe das registradas nas regiões mais quentes e também das registradas nas regiões mais frias do mundo. Um lugar recebe esta classificação quando a temperatura média fica abaixo de 18°C e acima de 3°C negativos.

Relevo:


aspecto_geografico

aspecto_geograficoa

  aspecto_geografico
Santa Catarina é um dos estados brasileiros com as médias mais elevadas de altitude: 52% do território estão mais de 600 metros acima do nível do mar.
O ponto mais alto de Santa Catarina é o Morro da Boa Vista, em Urubici, com 1.827 metros de altitude. Mas foi no vizinho Morro da Igreja, cinco metros mais baixo, que ocorreu a menor temperatura já registrada no país:
-17,8°C, no dia 29 de junho de 1996. Ambos os morros integram o conjunto da Serra Geral.   

Hidrografia:
Os rios de Santa Catarina são divididos em duas vertentes: a Vertente do Atlântico e a Vertente do Interior. Essas vertentes não têm ligação entre si: são divididas ao Norte pela Serra do Mar e ao Sul pela Serra Geral.
A Vertente do Atlântico, cujas águas correm em direção ao Oceano Atlântico, abastece cerca de 65% da população catarinense. Nela se formam 12 bacias hidrográficas, cuja drenagem atinge 35.298 km2 (37% do território do Estado). Dos cinco tipos de vegetação encontrados em Santa Catarina, dois estão na Vertente do Atlântico: a Vegetação Litorânea e a Mata Atlântica.
A Vertente do Interior, cujas águas seguem em direção à região Oeste do Estado, abastece os restantes 35% da população. É composta por apenas duas grandes bacias, cujas áreas de drenagem cobrem 60.185 km2, área que equivale a 63% do território catarinense. As duas bacias são a do Rio Uruguai (o maior rio catarinense, com 2.300 quilômetros de extensão) e a do Rio Iguaçu. Os três outros tipos de vegetação encontrados em Santa Catarina (Mata de Araucária, Campos e Subtropical) estão na Vertente do Interior.

Um comentário:

  1. Me ajudou muito com meu trabalho,na minha opinião achei ótimo!

    ResponderExcluir