domingo, 29 de setembro de 2013

ALERTA DE UM PROFESSOR DE QUÍMICA DE JOINVILLE


Precisamos informar a sociedade


"É de espantar a forma irresponsável que governo através da imprensa vem divulgado a explosão/incêndio da substância nitrato de amônia ocorrida na fábrica de fertilizante.
Tanto o nitrato de potássio (inicialmente divulgado), quanto o nitrato de amônia são extremantes perigosos à saúde humana e podem inclusive levar a morte se inalados em concentração alta (fumaça densa), pois em contato com a água do corpo pode gerar ácido nítrico no organismo.

A fumaça decorrente da queima libera o óxido nitroso (N2O), o qual trará efeitos ambientais graves: contaminação do ar, água e solo.

O excesso de nitritos como óxido nitroso quando presente na água pode causar a doença chamada meta-hemoglobinemia (deficiência enzimática) conhecida como doença do bebê azul que em recém-nascidos e mesmo em adultos causa problemas no coração.

Durante a noite, mais de 300 pessoas trabalhavam no local, na tentativa de apagar o incêndio, sem qualquer proteção.
Até o momento, a situação em São Francisco do Sul é grave, a fumaça vai conforme o vento, nesta tarde em direção ao Norte e avançando para a Baía da Babitonga, no limite entre a cidade e Itapoá, e também para o litoral sul do Paraná. Uma mudança no sentido do vento pode fazer com que se dirija à cidade de Joinville, a maior do estado.

É responsabilidade do governo a divulgação falsa que a fumaça não é toxica e as consequências que a população poderá sofrer com a inalação desta substância."


*Cláudio Fernando Silva é professor de Química em Joinville/SC


#COMPARTILHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário